Notícias

 


 

Cartilha lança luz sobre o tema do sofrimento psíquico no âmbito da atuação profissional da advocacia

Inspirada nas reflexões de Michel Foucalt sobre o cuidado de si, a Cartilha de Saúde Mental da Advocacia tem como objetivo lançar luz sobre o tema do sofrimento psíquico no âmbito da atuação profissional. O documento foi lançado oficialmente na OAB Paraná na noite de sexta-feira (26) pela conselheira federal Sandra Krieger (SC). O evento foi aberto pela presidente em exercício da seccional, Marilena Winter, e contou com as presenças do diretor tesoureiro do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha, do ex-presidente nacional da OAB, Roberto Busato, do tesoureiro da seccional paranaense, Henrique Gaede, da coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Adriana D’Ávila, e da diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Silvana Niemczewski. O objetivo do projeto, lançado em 2018 pelo Conselho Federal, é estimular a discussão, a prevenção e o tratamento de transtornos mentais. Acesse aqui  Cartilha de Saúde Mental da Advocacia – O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros. 

 


 

Representatividade da mulher negra em pauta na OAB Paraná

O 1º Encontro Estadual sobre Representatividade da Mulher Negra na Carreira Jurídica movimentou a OAB Paraná no último dia 25 de julho, data que marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A presidente em exercício da seccional, Marilena Winter, abriu os debates, ressaltando a satisfação em compor a mesa “ao lado de mulheres que não são apenas pioneiras ou expoentes nas suas respectivas profissões, mas, acima de tudo, parceiras de uma causa com a OAB”. O encontro reuniu membros das comissões da Mulher Advogada, de Igualdade Racial, de Estudos sobre Violência de Gênero, de Assuntos Culturais e do Pacto Global, além de representantes da magistratura e do Ministério Público do Paraná. “Quando foi debatida a proposta desse evento, pensávamos sobre o título, e acho que foi muito feliz a ideia de fazer um encontro sobre representatividade. As questões que permeiam os debates deste evento são as que tocam os principais valores que a OAB defende: valores como a igualdade e a justiça”, disse Marilena (confira a matéria completa aqui).

 


 

CAA/PR convida advogados idosos para café da tarde

Segundo dados da OAB Paraná, temos no estado cerca de 8 mil advogados com 60 anos ou mais. A fim de cuidar das demandas e necessidades dos profissionais de Direito que se encontram nesta faixa etária, a CAA/PR está construindo um programa especial para os advogados idosos. Para tanto, no dia 12 de agosto, a Caixa de Assistência promove um café da tarde, na sede da OAB Paraná, a partir das 14h, para ouvir os anseios destes profissionais e criar um projeto que valorize quem tanto contribui para a advocacia paranaense. A ideia é que o programa contemple ações e atividades em prol da saúde física e mental, segurança, alimentação, convívio social, atividades físicas, mobilidade, qualidade de vida e lazer dos advogados. Mais informações em: (41) 3250-5879.

 


 

Tem início Projeto Saúde Mental desenvolvido pela CAA/PR

A CAA/PR lançou o Projeto Saúde Mental, em 30 de julho, na sede da OAB Paraná com a palestra “Depressão, o mal do século”, ministrada pelo médico psiquiatra Saint-Clair Bahls. O Projeto Saúde Mental foi desenvolvido em parceria com a Comissão de Direito à Saúde da OAB Paraná, com o objetivo de contribuir para conscientizar advogados a respeito de doenças mentais e que também podem ser causadas pela prática da advocacia. Participaram do evento 60 pessoas. Além do atendimento terapêutico em grupo, a cada 15 dias, e individual apenas com agendamento, serão realizadas palestras mensais sobre o tema. O advogado interessado pode se inscrever gratuitamente no site www.caapr.org.br/saudemental.

 


 

OAB Paraná participa de lançamento do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

A presidente em exercício da OAB Paraná, Marilena Winter, esteve presente, em Guarapuava, no lançamento do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela lei 19.873/2019. O 22 de julho foi escolhido por ser a data da morte da advogada Tatiane Spitzner, há um ano. A solenidade lotou o auditório do Teatro Municipal de Guarapuava, com a presença da comunidade local, amigos e familiares da advogada, representantes de diversas instituições ligadas ao movimento contra a violência de gênero e muitas advogadas representando a seccional e outras subseções da OAB no estado. Várias subseções da OAB estiveram engajadas na mobilização, realizando durante o dia atos de protesto contra o feminicídio. Em Guarapuava, o evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e pela OAB Guarapuava. A entrada do teatro foi tomada por 82 cruzes representando cada uma das mulheres mortas em um ano em todo o Paraná (de maio de 2018 a maio de 2019). Saiba mais sobre o evento aqui

 


 

Representatividade da Mulher Negra em debate na OAB Paraná

A OAB Paraná promove, por meio de suas comissões da Mulher Advogada, de Igualdade Racial e de Estudos sobre Violência de Gênero (Cevige), o 1º Encontro Estadual sobre Representatividade da Mulher Negra na Carreira Jurídica. O evento ocorrerá no dia 25 de julho, às 13h, na sede da seccional, e conta com o apoio das comissões de Assuntos Culturais e do Pacto Global da seccional. As inscrições, a R$ 20, devem ser feitas pelo site.

 


 

Evento na OAB Paraná marcará lançamento da Cartilha de Saúde Mental da Advocacia

A OAB Paraná recebe na próxima sexta-feira (26) a conselheira federal Sandra Krieger (SC) para o lançamento da Cartilha de Saúde Mental da Advocacia – O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros. A iniciativa do Conselho Federal da OAB tem por objetivo lançar luz sobre o tema no âmbito da atuação profissional da advocacia em todas as seccionais. A conselheira federal  foi responsável pela coordenação dos trabalhos da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB Nacional na redação da cartilha. Na visita à seccional paranaense, ela falará sobre o projeto, cujo objetivo é estimular a discussão, a busca pela prevenção e tratamento de transtornos mentais por profissionais da saúde. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da OAB Paraná.  O evento terá início às 17h30, na Sala do Conselho Pleno (1º andar).

 


 

Inscrições abertas para palestra “Depressão, o mal do século”

A palestra “Depressão, o mal do século”, ministrada pelo médico psiquiatra Saint-Clair Bahls, inicia o Projeto Saúde Mantal da Caixa de Assistência dos Advogados, na próxima terça-feira, dia 30 de julho, às 19h, na sede da OAB Paraná, em Curitiba. Para participar do evento, o advogado deve se inscrever gratuitamente no site www.caapr.org.br/saudemental. O Projeto Saúde Mental foi desenvolvido, em parceria com a Comissão de Direito à Saúde da OAB Paraná, com o objetivo de contribuir para conscientizar advogados a respeito de transtornos mentais e que também podem ser causadas pela prática da advocacia. Entre elas, transtorno de ansiedade generalizada e do pânico, depressão e Síndrome de Burnout. Por meio de palestras mensais (última terça-feira de cada mês), terapias em grupo (quinzenalmente às quartas-feiras) e individual mediante agendamento, o Projeto da CAA/PR pretende ajudar na prevenção e tratamento destas doenças.

 


 

Subseções da OAB sediam provas de corrida de rua com apoio da CAA/PR

As Subseções da OAB em Guarapuava, Toledo e Foz do Iguaçu promovem provas de corrida de rua em agosto com o apoio da Caixa de Assistência do Paraná. A segunda edição da prova Corrida Legal em Guarapuava acontece no dia 4 de agosto. O percurso será de 5 km, com largada na Lagoa das Lágrimas, às 8h30. Mais informações disponíveis no site da OAB Guarapuava A 1ª Corrida/Caminhada Direito, Saúde e Educação também acontece no dia 4 de agosto, com largada do Centro de Convivência dos Advogados de Foz do Iguaçu, às 8h30. Haverá prova de corrida de 7 km, com premiação aos vencedores, e caminhada de 4 km. Mais informações pelo site www.rodrigocirilo.com.br. Já a 3ª Corrida dos Advogados e Advogadas de Toledo será dia 18 de agosto, com largada prevista para as 8h na sede da Subseção. A competição terá provas de 5 e 10 km, com categoria geral e por idade. Mais informações pelo site www.corridaadvogadostoledo.com.br ou telefone (45) 9 9805-2667.

 


 

Festa Julina da CAA/PR e OAB garante diversão a cerca de 900 pessoas

Cerca de 900 pessoas entre advogados e convidados prestigiaram a Festa Julina promovida pela Caixa de Assistência e OAB Paraná no último sábado (20) na sede da Seccional. O arraial dos advogados teve diversas atrações, desde comidas e bebidas típicas, bingo, banda, dança julina e até brincadeiras. Os participantes se divertiram com a pescaria, jogo de argolas, bola na lata, correio elegante e a cadeia. O bingo ofereceu diversos prêmios cedidos por empresas parceiras da CAA/PR, enquanto o Espaço Kids garantiu a alegria das crianças. O evento contou com o apoio da OABPrev-PR.