Ações da OAB serão orientadas pelos ODS da Agenda 2030 da ONU

A OAB Paraná definiu como linha de trabalho para 2020 que suas ações serão orientadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que buscam desenvolvimento social, econômico e ambiental. O passo consolida o compromisso já firmado pela primeira seccional a aderir ao Pacto Global, em setembro de 2016. Desde então, a OAB Paraná tem procurado conscientizar e o engajar toda a advocacia e a sociedade em geral por meio d promoção da cultura do desenvolvimento de boas práticas socioambientais em suas rotinas diárias.

Desde 2017, a seccional conta com a Comissão do Pacto Global para articular ações entre a OAB-PR e os compromissos assumidos perante a ONU. Além de desenvolver projetos, divulgar e envolver a advocacia e a sociedade em geral nas iniciativas globais, a comissão é responsável por elaborar o Comunicado de Engajamento (COE) a ser enviado à ONU a cada dois anos.

Concurso

Este ano, para alinhar toda a atuação da seccional aos ODS, a comissão está lançando uma campanha de engajamento destinada a subseções e comissões. Os projetos inscritos vão compor o Banco de Boas Práticas a ser criado pela seccional. Os melhores serão destacados durante a 7ª Conferência Estadual da Advocacia, a ser realizada em setembro em Foz do Iguaçu, inclusive com prêmios de R$ 2 mil a R$ 5 mil para as comissões e subseções. Tanto programas em andamento quanto novos podem ser inscritos no concurso até 31 de março para apresentação até 30 de junho.

Os projetos a serem inscritos pelas comissões devem, cumulativamente, estar alinhados com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável listados a seguir e relacionar-se à temática da própria comissão participante. Já para as subseções, a condição é a consonância com pelo menos um dos 17 ODS. Para conferir os demais prazos do concurso, bem como preencher a ficha de inscrição e obter informações sobre seu encaminhamento, basta acessar o edital neste link.