OAB Paraná acompanha adesão da Justiça Federal ao Pacto Global da ONU

A presidente em exercício da OAB Paraná, Marilena Winter, e a presidente da Comissão do Pacto Global, Jaqueline Lobo da Rosa, participaram nesta terça-feira (30) da reunião que marcou a adesão do Foro da Justiça Federal do Paraná ao Pacto Global da ONU. A convite do diretor do Foro, Rodrigo Kravetz, a OAB acompanhou a assinatura do termo de adesão, já que esse engajamento foi motivado por uma sugestão apresentada pela Ordem dos Advogados.

No ano passado, a Comissão do Pacto Global encaminhou ofícios e fez visitas aos tribunais incentivando a adesão aos princípios e objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados pela ONU. A partir dessa iniciativa, o Tribunal de Justiça do Paraná, o Tribunal Regional Eleitoral e agora a Justiça Federal firmaram esse compromisso. “A comissão está fazendo um trabalho interessante de não só divulgar o Pacto Global junto à advocacia, mas de ser uma multiplicadora dos seus ideais, difundindo e estimulando outros órgãos a também aderirem”, disse Marilena Winter.

O diretor do Foro da Justiça Federal disse que os princípios do Pacto Global são de certa forma seguidos pela Justiça Federal há alguns anos, mas agora houve necessidade de sistematizar essas ações. “Partindo do que já vem sendo feito, ratificando tudo o que já construímos, vamos procurar novas alternativas de ações e novas ideias para que possamos também nos aproximara e atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirmou Kravetz.

De acordo com a presidente da Comissão do Pacto Global, o foco este ano são as comissões e as subseções da OAB Paraná, considerando que os assuntos do Pacto Global são diversos e interagem com temas abordados pelas comissões. “É importante que conheçam o que é o Pacto Global, que visa uma sociedade melhor, mais justa e igualitária”, disse Jaqueline Lobo da Rosa.

Também participou da reunião a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, responsável pela implementação do Pacto no âmbito do CNJ. Marilena Winter e Jaqueline Rosa entregaram ao diretor do Foro e à conselheira do CNJ um exemplar do livro organizado pela comissão e lançado no final do ano passado, contendo artigos de advogados sobre o Pacto Global.